É importante também citar que ao obter um certificado em alguma das normas citadas, uma empresa consegue atingir um diferencial no momento em que um provável cliente iniciar processos de comparação no mercado com outras empresas, para efetivamente efetuar a contratação de uma delas, o nivelamento também esta presente em CMMI e MPS-BR, no caso da ISO 20000 não existe a organização tão segmentada como as anteriores, apesar de também ser considerada uma norma.
O processo de melhoria contínua também esta presente em todas elas e é este processo que garante a evolução de forma constante para que um problema detectado e solucionado em alguma fase do desenvolvimento seja corrigido e não volte a se repetir.
A responsabilização de cada integrante do processo é algo muito similar entre as metodologias. Cada gerência estabelecida normalmente centraliza algumas operações e deste modo é capaz de evoluir de forma constante, garantir a qualidade daquilo que é sua responsabilidade. Delegar a mesma função à diferentes gerências poderá causar a perda da qualidade desta execução à longo prazo, por esse motivo algumas gerências como decisões, liberação e riscos estão presentes no MPS-BR, bem como requisitos, planejamento, monitoramento e controle estã presentes no CMMI.
A maturidade é outro fator presente em todas as normas, podemos dizer que as organizações consideradas maduras serão capazes de atingir seus objetivos de qualidade, prazos e custos de forma consistente e eficientes, já as organizações consideradas imaturas têm por costume criar objetivos com muita frequência e acabam errando em sua concretização. Medir, estabelecer metas, bem como avaliar a situação atual são tarefas que estão presentes em CMMI, MPS-BR bem como ISO.
VANTAGENS
Uma
das vantagens no uso de CMMI é que o seu modelo de qualidade é reconhecido
internacionalmente e tem como empresas que o adotam uma seleta lista da qual
faz parte a Microsoft. A vantagem de se adotar esse modelo é gerar um
diferencial competitivo o que poderá atrair clientes internacionais.
No caso do MPS-BR, uma grande vantagem é que as
empresas conseguem atingir os níveis de maturidade mais rápido, por ser um
modelo proposto para empresas brasileiras, estaria assim mais adaptado à nossa
realidade.
No uso da ISO que é baseada em ITIL, apesar de
não haver a formalização da adoção de práticas da ITIL, cita que existe um
alinhamento com os processos definidos dentro dos livros do ITIL.
A ISO 20001 é capaz de conseguir a atenção e o
compromisso por parte da gestão sénior e também garantir a aceitação e a adoção
da gestão da mudança em toda a organização.
(CORRÊA - Artigo TI Especialistas)
DESVANTAGENS
Uma desvantagem do CMMI é relacionada ao alto
custo necessário para a sua conquista, bem como é necessário em média um tempo
maior para sua obtenção, deste modo há uma desvantagem se analisarmos as
empresas brasileiras que de forma geral não dispõe destes recursos para
investir em um processo de certificação.
Já o MPS-BR contrasta com o CMMI quando
falamos de padrões internacionais, apesar de sua estrutura estar adequada à
diversas normas internacionais ISO, o MPS-BR não é tão reconhecido
internacionalmente como o CMMI.
O ISO-20000 poderá estar limitado à apenas um
fragmento do negócio da empresa que obtém essa certificação, deste modo não é
garantido à quem contrata que os altos níveis de qualidade e processo estarão
presentes no processo de entrega do produto contratado.
O cliente deve estar ciente de que esta
certificação não garante que o provedor de serviços seja totalmente capaz de
fornecer serviços com altíssimos níveis de eficiência e eficácia, uma vez que o
escopo desta pode ser limitado a uma pequena parte do Negócio.
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